Governador apresentou números da Operação Tolerância Zero, que combate facções criminosas em MT

O governador Mauro Mendes (União) afirmou que a Operação Tolerância Zero Contra Facções Criminosas, lançada há quatro meses, já prendeu 48 pessoas por tentativa de entrar em alguma unidade prisional com objetos ilícitos e enviou 34 líderes do crime para o raio de segurança máxima.

Os números foram apresentados em um balanço das ações do programa, nesta segunda-feira (24), no Palácio Paiaguás.

Segundo os dados, as operações realizadas nos presídios apreenderam 1.754 aparelhos de celular com os detentos e 3.058 porções de drogas. Foram apreendidas também 151 armas artesanais nas 216 operações realizadas.

Além disso, Mendes afirmou que em duas semanas de atividade do Disk Extorsão, já foram 183 denúncias pelo canal.

Mendes disse que o Estado está aprimorando o combate contra o crime organizado e que ganhará a guerra contra as facções.

“Tem muito a melhorar, porque é inadmissível que, embora tenhamos melhorado muito dificultando a entrada de celular no presídio, na ultima inspeção pegamos 61. Isso mostra que a gente aprimora, o bandido aprimora, então vamos ver quem ganha essa guerra”, afirmou Mendes.

“Eu acredito sem a menor dúvida que vamos ganhar, acredito na competência do trabalho dos nossos excelentes profissionais e logo teremos uma inspeção sem encontrar nenhum material ilícito dentro do sistema penitenciário, assim como já está acontecendo no sistema socioeducativo”, acrescentou.

Números

Dentre os dados apresentados, estão também 737 carregadores e 734 chips de celular apreendidos. A Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública) também apresentou números de redução da atuação do crime no Estado.

De dezembro de 2022 a março deste ano houve redução de 33% do furto e 50% do roubo de veículos. Em geral, roubos e furtos também diminuíram, 41% e 22%, respectivamente.

No mesmo período, os casos de feminicídios caíram 40%, enquanto os casos de homicídio doloso reduziram 20%. Já contra invasões de terras foram 53 invasões impedidas, 27 armas de fogo apreendidas e 257 pessoas conduzidas.

Veja o vídeos:

Fonte: midianews