Nessa manhã do dia 21 de janeiro a vereadora Maysa Leão, acompanhou uma movimentação em frente a prefeitura de Cuiabá, na praça Alencastro, que reunia diversas mães que pediam uma resposta ao chefe do executivo o Prefeito Abilio Brunini, sobre mais vagas para alunos e filhos das mães, que possuem diagnóstico do Autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). E também pediam uma posição sobre mais professores, pois essa condição do Autista é necessário um acompanhamento especial para os alunos, estavam com microfones e caixa de som, com o interesse de chamar a atenção de algum secretário ou até mesmo do próprio prefeito Abilio.
Se encontrava também no local alguns concursados que passaram no último concurso, para professores especiais e que pediam sua convocação, pois segundo alguns concursados foram chamados outras pessoas e ainda não chamaram quem passou no concurso, querendo uma resposta da prefeitura o porque ainda essa demora no chamamento.
A causa Autista é uma bandeira que a vereadora Maysa sempre defendeu, autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento, manifestando-se de forma variada em cada pessoa, por isso o termo “espectro”. Caracteriza-se por desafios na interação social e comunicação (como dificuldade em manter diálogos) e padrões de comportamento restritivos ou repetitivos, além de sensibilidades sensoriais. O diagnóstico é clínico, feito por profissionais, e o tratamento envolve intervenções personalizadas (terapias comportamentais, fonoaudiologia, terapia ocupacional) para promover independência e qualidade de vida.
Redação.





