Em razão disso, um novo sorteio será realizado. Quanto aos demais 600 sorteados, em que não foram detectadas irregularidades nas inscrições, a participação no programa segue assegurada.
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), denunciou que pelo menos 400 inscrições contempladas no sorteio do Programa Habitacional Casa Cuiabana foram desclassificadas por apresentarem informações falsas. Em razão disso, um novo sorteio será realizado. O anúncio foi feito em publicação no Instagram, nessa quinta-feira (22).
Quanto aos demais 600 sorteados, em que não foram detectadas irregularidades nas inscrições, a participação no programa segue assegurada. A lista final dos contemplados será publicada para controle social, permitindo que a população acompanhe e contribua com eventuais denúncias.
Abilio explicou que as inconsistências foram identificadas durante a conferência da documentação apresentada pelos candidatos sorteados. Segundo ele, houve casos de fraude relacionados à renda, estado civil e composição familiar informados no cadastro.
“De 1.000 pessoas sorteadas, praticamente 400 apresentaram informações falsas, mentiram no processo ou deram informação errada. Na hora da verificação, essas pessoas foram desclassificadas”, afirmou o prefeito.
A secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Almeida Dreher Alves, relatou situações em que os dados declarados não correspondiam às informações oficiais. “Uma mulher se cadastrou como chefe de família e informou que morava com um irmão e dois filhos. Quando fomos analisar o CadÚnico, a pessoa que ela colocou como irmão era, na verdade, o marido dela”, explicou.
Abilio acrescentou que também foram identificadas declarações incompatíveis com a realidade financeira dos inscritos. “Teve gente que informou uma renda e, na prática, era outro valor. Teve uma pessoa que apresentou extrato com movimentação de R$ 20 mil”, disse.
Segundo o prefeito, os candidatos que prestaram informações falsas não poderão participar de novos sorteios do programa. “Na hora que a gente descobre, a pessoa é desclassificada e não vai poder participar de novos sorteios, porque entra numa lista de quem não apresentou informações verdadeiras ao município”, afirmou.
Com a exclusão dessas inscrições, a prefeitura informou que cerca de 400 novas vagas devem ser abertas, o que motivará a realização de um novo sorteio. “Em breve vamos informar a nova data para apresentar um novo sorteio”, disse Abilio.
O Programa Habitacional Casa Cuiabana prevê, nesta primeira etapa, a entrega de 500 apartamentos no bairro Jardim Comodoro, com previsão para setembro. No sorteio realizado em dezembro, mil pessoas foram selecionadas justamente para formar cadastro reserva, passando pela fase de análise documental antes da validação final pela Caixa Econômica Federal.
A prefeitura reforça que o sorteio não garante automaticamente a concessão do imóvel. “Essa etapa é obrigatória, eliminatória e fundamental para garantir que o benefício chegue a quem realmente tem direito”, destacou Michelle.
Fonte : RP





