O senador Wellington Fagundes (PL) tem missão internacional ao Japão programada para o mês de janeiro. A viagem busca estreitar laços com o país asiático e tentar contornar os efeitos provocados pelas tarifas comerciais chinesas nas exportações de carne brasileira. A China deve impor tarifa de até 55% sobre importações de carne bovina para fornecedores, incluindo o Brasil.
“Conheço o histórico da produção de carne no Brasil e no mundo, claro que precisamos de diplomacia, dialogar, e buscar novos mercados. No fim do mês, vou ao Japão, pois são os maiores compradores de carne de aves do Brasil, mas não compram carne bovina porque nós tínhamos o problema da febre aftosa, e em um trabalho de décadas nos livramos disso”.
Médico veterinário por formação e defensor de pautas ligadas ao agronegócio, Fagundes ressaltou que a febre aftosa já foi superada no Brasil e que anos atrás, ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), esteve no Japão com a mesma finalidade. No entanto, os japoneses ainda tinham muita resistência, diante de suas rigorosas normas sanitárias.
Fonte: GD





