Ex-governador participou de evento em Cuiabá ao lado de Virginia Mendes, que também oficializou pré-candidatura à Câmara dos Deputados

O ex-governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, deu nesta terça-feira um dos passos mais importantes de sua trajetória política ao lançar oficialmente sua pré-candidatura ao Senado Federal. Ao lado dele, a ex-primeira-dama Virginia Mendes também anunciou sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados, marcando sua entrada na disputa por um cargo eletivo.

Antes do evento  político realizado em Cuiabá, Mauro conversou com a imprensa e demonstrou confiança no projeto eleitoral que começa a ser estruturado para as eleições de 2026. Segundo ele, sua pré-candidatura já conta com uma ampla rede de apoio em diversas regiões do estado.

 

Durante a entrevista, o ex-governador afirmou que mais de 100 prefeitos mato-grossenses deverão declarar apoio à sua candidatura nos próximos meses.

 

“Eu tenho recebido apoio, com certeza vou ter apoio de mais de 100 prefeitos. Não vou falar nomes agora porque quem tem que anunciar apoio são eles, não eu. Mas recebi hoje dezenas de mensagens e ligações de prefeitos justificando ausência e reafirmando apoio”, declarou.

A fala foi vista nos bastidores como uma demonstração da força política construída por Mauro ao longo dos quase oito anos em que comandou o Governo de Mato Grosso. Durante o período, sua gestão manteve relacionamento institucional com municípios de diferentes regiões do estado, especialmente em áreas como infraestrutura, saúde, educação e logística.

Questionado sobre as articulações partidárias para a formação das chapas de 2026, Mauro afirmou que as conversas entre os partidos aliados seguem avançando e que o diálogo deve continuar até o período das convenções partidárias.

 

Atualmente, lideranças do Podemos, União Brasil e Republicanos mantêm tratativas para construir uma composição que sustente a futura chapa majoritária em Mato Grosso.

 

O ex-governador também minimizou eventuais conversas entre dirigentes partidários e integrantes de diferentes grupos políticos, destacando que o diálogo é uma prática comum no ambiente democrático.

“Ser adversário em um processo eleitoral não transforma ninguém em inimigo. Eu vejo com naturalidade qualquer conversa entre partidos e lideranças. O importante é manter o respeito”, afirmou.

O evento também marcou o início oficial da caminhada eleitoral de Virginia Mendes. Após anos atuando em projetos sociais e ações voltadas ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade, a ex-primeira-dama passa a buscar espaço na política institucional por meio de uma candidatura à Câmara Federal.

Nos bastidores, a avaliação de aliados é de que a dobradinha formada por Mauro e Virginia poderá se consolidar como um dos principais polos de articulação política para as eleições de 2026. A expectativa da organização era reunir prefeitos, vereadores, deputados estaduais, deputados federais, lideranças partidárias e representantes de diversos segmentos da sociedade mato-grossense.

Nos bastidores, a avaliação de aliados é de que a dobradinha formada por Mauro e Virginia poderá se consolidar como um dos principais polos de articulação política para as eleições de 2026. A expectativa da organização era reunir prefeitos, vereadores, deputados estaduais, deputados federais, lideranças partidárias e representantes de diversos segmentos da sociedade mato-grossense.